Blog

Microbiologia do Solo:

31/05/2023

O solo possui bilhões de microrganismos em cada grama de solo que geram vitalidade para a plantação. Afetando a propriedade do solo e atuando nos pilares fundamentais do sistema Solo-Planta, esses microrganismos são classificados como bactérias, actinomicetos, fungos, protozoários e vírus. 🦠

Esses microrganismos absorvem compostos ricos em carbonos, liberados quando as raízes entram em contato com o solo, servindo como sinalizadores para ajudar na proteção e crescimento da planta. Esse escudo de proteção é chamado de rizosfera, e previne estresses bióticos e abióticos.🌾 Você consegue soluções para seu plantio com a gente da #Metacrop , entre em contato!

  

Tecnologias disruptivas

31/05/2023

Ao projetarmos o futuro da agricultura mundial, é imprescindível considerarmos os principais fatores que condicionam o seu desenvolvimento e o atendimento às demandas futuras: eficiência produtiva, escassez de recursos naturais, mudanças climáticas e fatores econômicos.

Para atender estas demandas serão necessárias tecnologias agrícolas inovadoras como:

• gestão baseada em dados;
• produção a partir de novas ferramentas e técnicas;
• profissionalização;
• sustentabilidade.

Atualmente, o Brasil é destaque mundial no cenário da evolução tecnológica na agricultura, criando novas empresas de produtos e equipamentos de alta performance. Embora tenhamos trabalhado muito com o desenvolvimento de tecnologias ligadas a física e química do solo, passamos décadas sem trabalhar a biologia do solo. Se, desde os primórdios da revolução agrícola no país, tivéssemos investido na biologia do solo?

A Biologia do solo é uma complexidade onde temos bilhões de células de microrganismos por grama de solo. Estes interagem com o sistema solo-planta, disponibilizando água e nutrientes, produzindo hormônios de defesa e crescimento para a planta e, o mais importante: bioestruturando o solo.

Pesquisas recentes mostram que a monocultura, em apenas 7 anos, diminui a diversidade biológica do solo em até 70%, se comparada com uma área de mata nativa do cerrado Brasileiro. Essa diminuição da diversidade biológica no solo ocasiona uma perda expressiva da produtividade agrícola, pois, o solo perde sua resiliência. Com essa perda, nós focamos em utilizar cada vez mais insumos para tentar manter altos patamares produtivos, focando no EFEITO e não na CAUSA.

A utilização de tecnologias ligadas à agricultura e à Biotecnologia regenerativa auxiliam na otimização do uso de insumos, consequentemente, resultando em uma agricultura de baixo carbono.

Nesse contexto, a MetaCrop, disponibiliza tecnologias disruptivas (vide site www.metacrop.com.br) que irão atuar na sustentabilidade e maior eficiência produtiva para a agricultura, disponibilizando soluções tecnológicas multidisciplinares, conectando o processo regenerativo do solo, a proteção das plantas, a ativação e a potencialização do sistema solo-Planta.

Para maiores informações sobre produtos e tecnologias que contribuem com pontos abordados neste texto, consulte o nosso site www.metacrop.com.br.